UHE Sinop utiliza agricultura familiar em seu programa de reflorestamento
Publicado em 12 de Setembro de 2022 às 13h 40minIniciativas contam com o conhecimento das comunidades locais para aumentar a conscientização e gerar renda.
A Sinop Energia utiliza o trabalho desenvolvido pelo grupo de agricultores familiares e organizações não governamentais da Rede de Sementes do Portal da Amazônia para a restauração da Área de Preservação Permanente (APP) da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop.
A companhia já adquiriu cerca de 1,5 tonelada de sementes, distribuídas em 59 espécies nativas, com destaque para as protegidas por lei, como o mogno e o pequi. A previsão é que sejam utilizadas 14 toneladas de sementes regionais durante os próximos 10 anos para o reflorestamento do entorno do reservatório da usina, uma área que equivale a três mil campos de futebol. O trabalho da Rede de Sementes do Portal da Amazônia conta com 120 pessoas distribuídas em oito municípios da região norte do Mato Grosso, que coletam sementes com o objetivo de preservar as espécies nativas da região.
“Além do trabalho de reflorestamento, a contribuição da população também é essencial para a conservação das margens e a saúde do reservatório. A prática de queimadas, desmatamento, depósito irregular de lixo e ocupação indevida podem comprometer a integridade do reservatório e a qualidade da sua água, com impactos na população de peixes e no aumento do processo de assoreamento do rio Teles Pires. Por isso, a Sinop Energia alerta para a importância da conscientização coletiva e do papel fundamental de cada um na preservação das margens do lago. Em caso de irregularidades, denuncie no telefone (66) 3520-9500”, alerta o gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, André Vasques.
Outra ação da empresa em parceria com a comunidade é a contratação de moradores do Assentamento “Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) 12 de Outubro”, localizado no município de Cláudia, para o reflorestamento da área de preservação permanente no entorno do reservatório da UHE Sinop. As duas iniciativas utilizam o conhecimento da comunidade sobre a fauna e a flora locais para aumentar a efetividade das ações, a conscientização da população envolvida e ainda gerar renda.
Viveiro de Mudas
O viveiro de mudas, mantido pela Sinop Energia, já contribuiu com o plantio das mais de 250 mil mudas nativas plantadas no entorno do reservatório, em uma área de cerca de 420 hectares. No total, a previsão de reflorestamento é de mais 3 mil hectares. “Para a recuperação da vegetação, a companhia utiliza várias técnicas de plantio, entre elas a semeadura direta, que consiste na distribuição do conjunto de sementes nativas e adubos verdes na área a ser recomposta. A Sinop Energia trabalha para uma gestão comprometida com a sustentabilidade aliada à responsabilidade social”, completa Vasques.
Fonte: Assessoria de Comunicação