OBRAS CIVIS – Barragem da Usina começa a ser construída

Após o desvio do rio Teles Pires que aconteceu em abril de 2017, a área da barragem ficou entre as ensecadeiras de montante e jusante. Em seguida, houve a retirada da água e limpeza do local, para então dar início ao lançamento do material para construção da barragem que terá 620 metros de comprimento e aproximadamente 46 metros de altura


 

No mês de agosto de 2017 foi dado início a construção da barragem da Usina Hidrelétrica Sinop. Serão usados mais de 1,3 milhão de metros cúbicos de solo argiloso, areia e arenito. Com o bombeamento da água que ficou na área da barragem após o desvio do rio, foi possível dar início ao lançamento dos materiais usados para a obra. Desta forma, começou o processo de compactação do solo, feito por intermédio de máquinas que despejam e espalham o material, seguido de tratamento em busca da umidade estudada em laboratório e comprovada no campo, através de ensaio.

A construção da barragem é um dos processos finais das obras civis da Usina e é prevista sua conclusão em setembro de 2018. Encerrada a montagem das comportadas (vertedouro, tomada d´água e casa de força), o próximo passo será o início do enchimento do reservatório da usina.

O conjunto gerador da Usina também começou a ganhar forma em agosto. O primeiro estator foi posicionado no poço gerador, dando espaço para a montagem do segundo.  A UHE Sinop terá duas turbinas do modelo Kaplan que terão, cada uma, potência de 204 MW, que possibilitará a geração de energia elétrica para 1,6 milhão de pessoas, equivalente a 50% da população do Estado do Mato Grosso.

 

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese