OUTUBRO ROSA – Colaboradoras da UHE Sinop recebem palestra sobre o câncer de mama

Por meio do Programa de Saúde Pública, colaboradoras do canteiro de obras da Usina recebem orientações sobre a importância da prevenção do câncer de mama

campanha Outubro Rosa

Cerca de 100 colaboradoras participaram da palestra, que integra ações da campanha Outubro Rosa (foto: Assessoria de Imprensa)

Colaboradoras do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop receberam uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama, ministrada pela equipe do Programa de Saúde Pública. Cerca de 100 mulheres receberam orientações sobre a importância da realização do autoexame e de exames complementares, como o ultrassom de mama e a mamografia, para a detecção precoce da doença.

A ação integra as atividades desenvolvidas no âmbito da campanha Outubro Rosa, que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No mês de outubro, organizações do mundo inteiro intensificam ações educativas e preventivas quanto a doença.

Para a ajudante de cozinha Daniela Messiano Silva, 31 anos, o tema abordado esclareceu algumas dúvidas que ela tinha a respeito da doença, inclusive serviu de alerta para que ela faça todos os exames. “Eu tenho casos de câncer de mama na família e faço o autoexame com bastante frequência. Sempre achei que era suficiente, pois se não encontrasse nódulos não seria preciso fazer a mamografia. Mas agora sei que nem sempre é possível detectar a doença no autoexame, por isso é muito importante sempre ir ao médico e realizar os outros exames”.

A encarregada de ambulatório da Construtora Triunfo, Ivani Bernardes Borges, explica que a palestra foi bastante esclarecedora, inclusive para quem já havia passado por alguma situação relacionada ao câncer de mama. “Algumas colaboradoras nos procuram, mesmo após a palestra, para sanar outras dúvidas e saber como elas podem fazer os exames aqui em Sinop”. A Construtora foi contratada pela Companhia Energética Sinop (CES), concessionária da UHE Sinop, para executar as obras civis, montagem e fornecimento eletromecânico da Usina.

A diretora de Meio Ambiente da CES, Ana Brígida Cardoso, alerta para a importância de as mulheres estarem conscientes sobre a realização dos exames durante todo o ano. “Esse é um assunto delicado, as pessoas não gostam muito de falar sobre a doença. Mas é importante elas saberem que o câncer de mama tem cura se descoberto no início”.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese