PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO – UHE Sinop realiza exposição itinerante em Sorriso

Na próxima semana, o município de Sorriso terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o patrimônio arqueológico da região. É que a empresa Archaeo Pesquisas Arqueológicas, contratada pela Concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, a Companhia Energética Sinop (CES), realizará na próxima semana a exposição “Arquivo Cultural Itinerante: Entre a História e a Memória – Tradições Mato-grossenses e Sulistas”.

A ação, que é gratuita e faz parte do Programa de Prospecção e Resgate do Patrimônio Arqueológico e Educação Patrimonial da UHE Sinop, já foi realizada em Cláudia, Itaúba, no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) 12 de Outubro (de Cláudia), no Projeto de Assentamento (PA) Wesley Manoel dos Santos (de Sinop) e em Ipiranga do Norte.

Em Sorriso ela será realizada em dois períodos diferentes. Entre os dias 19 e 23 de setembro a exposição será das 8h às 11h e das 14h às 17h na Escola Estadual José Domingos Fraga, sendo o público alvo estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio e pais ou responsáveis. Já no dia 25 de setembro a exposição será durante todo o dia na Praça da Juventude, localizada na Avenida Natalino João Brescansin, no Centro de Sorriso, aberta a todo a população.

Serão expostos banners mostrando os bens acautelados, valorados, registrados e tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de maneira que a exposição visa favorecer as relações de afetividade e estima inerentes à valorização e preservação do Patrimônio Cultural. Quem visitar poderá ver vestígios arqueológicos de vasilhas com pinturas e ornamentações, madeira fossilizada, pontas de flechas feitas de pedra e osso, além de banners com conteúdos temáticos sobre a cultura sulista radicada nos municípios da região, instrumentos musicais do Siriri e Cururu, vestimentas e artefatos associados às celebrações e festividades mato-grossenses, artesanato indígena, fotografias sobre Arte Rupestre do Mato Grosso, além do Patrimônio Arqueológico identificado e resgatado na área de implantação da UHE Sinop.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese