PREVENÇÃO – Comunidade participa de palestras educativas sobre a leishmaniose

Ação foi realizada pela equipe do Programa de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica Sinop

foto: Assessoria de Imprensa

Alunos da educação infantil participam de atividade lúdica sobre a leishmaniose (foto: Assessoria de Imprensa)

A comunidade do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) 12 de Outubro, situado no município de Cláudia, participou das ações do Programa de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Nos dias 24 e 25 de junho, a equipe responsável pela execução do Programa ministrou palestras sobre a leishmaniose na escola Florestan Fernandes. As atividades envolveram os estudantes da educação infantil, ensinos fundamental e médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O diretor da escola, Adilson de Jesus Santos, considera as palestras sobre a leishmaniose fundamentais para a comunidade. “A Florestan Fernandes atende 170 alunos e o conhecimento que eles adquiriram aqui na escola sobre a doença serão repassadas para os pais e os vizinhos e assim todos têm a chance de se prevenir. É o aprendizado que se multiplica”, ressalta o diretor.

Maria do Carmo da Silva é aluna do EJA e disse que gostou das palestras. “Geralmente as pessoas têm muitas dúvidas. É sempre bom saber como se cuidar. Até porque, muitas doenças podem ser evitadas com pequenas medidas preventivas”, disse ela.

De acordo com coordenadora de Socioeconomia da Companhia Energética Sinop (CES), concessionária da UHE Sinop, Cirlene Furini, as palestras sobre a leishmaniose no PDS 12 de Outubro fazem parte do trabalho que visa a educação e prevenção em saúde. “O objetivo é que as comunidades conheçam mais sobre a doença, saibam como tratá-la, até porque a leishmaniose tem cura, e, acima de tudo, como preveni-la”, finaliza.

As ações do Programa de Saúde Pública envolvem os cinco municípios da área de influência da Usina: Cláudia, Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte e Itaúba. A empresa Juris Ambientis foi contratada pela CES para a execução do Programa. Os trabalhos consistem em vigilância epidemiológica, prevenção e controle de doenças.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese