PROFESSORES E ESTUDANTES – CES realiza palestras sobre saúde pública e educação ambiental

Ação teve o objetivo de conscientizar e orientar público de Sinop e Itaúba sobre doenças e meio ambiente

foto: Assessoria de Imprensa

Enfermeira Angela Abati explicou sobre leishmaniose para estudantes e professores (foto: Assessoria de Imprensa)

Nesta última semana do mês, equipes dos Programas de Educação Ambiental e de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop realizaram palestras de orientação para professores e técnicos da Escola Municipal Valmor Copati e da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, do Assentamento Wesley Manoel dos Santos.

Sob a coordenação da Companhia Energética Sinop (CES), a palestra sobre saúde foi ministrada pela enfermeira do Programa de Saúde Pública, Ângela Abati. Profissionais da educação receberam informações sobre doenças tropicais, com destaque para a leishmaniose.

De acordo com a enfermeira, a palestra com os professores serve para tranquilizar os moradores com relação ao possível aparecimento de doenças no entorno do reservatório. “Além de passar as informações, nós temos um trabalho de acompanhamento que vai identificar o possível aumento de endemias na região. Caso isso aconteça, vamos colocar em ação programas de controle e prevenção dessas doenças”, afirmou.

Quem também recebeu informações sobre a leishmaniose foram os estudantes dos 4º e 5º anos da Escola Municipal Educandário Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Itaúba. O supervisor ambiental da Novo Norte – empresa contratada pela CES para a execução do Programa de Educação Ambiental – Tiago Henicka, realizou uma dinâmica com os alunos que agradou a diretora da unidade de ensino, Creuza Regina Ribeiro dos Santos. “Esse tipo de ação proporciona informações e atividades práticas que prendem a atenção dos estudantes. Isso facilita o envolvimento e o aprendizado deles”, afirmou.

Ainda foram repassadas informações sobre a importância de construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Essas palestras orientativas estão previstas para acontecer em, no mínimo, duas escolas nas cidades de Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte e Cláudia, além do Assentamento 12 de Outubro.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese