PROJETO – Aneel visita obra da UHE Sinop

Objetivo é verificar in loco se a execução dos trabalhos atende ao projeto e ao cronograma da obra, tanto na área ambiental como de construção civil

PROJETO

Visitas são realizadas em todos os empreendimentos hidrelétricos do País (foto: Assessoria de Imprensa)

Uma equipe técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) visitou as obras da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop nesta última quinta-feira (22). Em construção há pouco mais de um ano, essa é a primeira vez que a Aneel visita as estruturas do Empreendimento. O objetivo é verificar o estágio das obras e o projeto de conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN), que concentra toda a produção e transmissão de energia elétrica do Brasil.

De acordo com o especialista em regulação da Aneel, José Luiz Uliana Junior, essas visitas são realizadas para verificar se as ações executadas em campo estão de acordo com o projeto, tanto na área ambiental como de construção da Usina. “É um trabalho de rotina para qualquer empreendimento do País, a frequência depende do tamanho da obra e do cronograma. A princípio tivemos uma excelente resposta do que vimos em campo, em relação a execução da UHE Sinop”.

Conforme explica o diretor de Engenharia e Construção da Concessionária da Usina, a Companhia Energética Sinop (CES), Rui Feijão, ter esse feedback da Aneel é imprescindível para a execução do projeto, de maneira que ele seja atendido dentro do cronograma previsto. “Quando temos um retorno da Agência Nacional de Energia Elétrica sobre os trabalhos que estamos fazendo, conseguimos identificar os pontos onde precisamos melhorar e aqueles onde devemos prosseguir, por se encontrar adequados. Assim, conseguimos atender ao cronograma de forma macro, tanto em relação às questões ambientais, como da obra em si”.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese