REAPROVEITAMENTO – Alunos aprendem sobre educação ambiental com a UHE Sinop

Trabalho desenvolvido incentiva estudantes a reaproveitar materiais que antes seriam jogados no lixo

foto: Assessoria de Imprensa

Materiais reaproveitados serão utilizados na Biblioteca Ambiental do Parque Florestal (foto: Assessoria de Imprensa)

Conservar o meio ambiente por meio da reutilização de materiais. Esse foi o tema de uma atividade desenvolvida pela Companhia Energética Sinop (CES), que contou com a participação de estudantes de quatro escolas municipais de Sinop.

Por meio de uma palestra, os alunos receberam informações sobre a conscientização da importância de reduzir, reutilizar e reciclar materiais e produtos com a finalidade de limitar o consumo e reaproveitar tudo aquilo que antes iria para o lixo. Essa ação faz parte do Programa de Educação Ambiental contido no Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop.

Os estudantes também receberam a missão de reformar mesas e cadeiras com pinturas inspiradas no trabalho do artista plástico Romero Britto. Aos poucos, eles foram se transformando em pequenos artistas e os objetos, que serão utilizados na Biblioteca Ambiental do Parque Florestal, foram ganhando novas cores e ficaram prontos para a reutilização.

A coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Novo Norte – empresa contratada para executar o PBA – Silvia Mano, conta que a equipe percebeu um grande interesse desses estudantes com relação à atividade e isso facilitou o trabalho. “Estamos despertando a consciência ambiental dessas crianças por meio da reutilização e, de certa forma, despertamos também o lado artístico delas por causa das pinturas”, afirmou.

Depois da atividade, os estudantes acompanharam e receberam informações sobre a maneira correta de manejo, tratamento e alimentação dos animais que vivem no Parque Florestal de Sinop. Todas essas ações, desenvolvidas pela CES, contribuem com o Projeto Agente Mirim da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop.

De acordo com a secretária da pasta, Cristina Ferri, o principal objetivo do Projeto é a conscientização. “Levamos uma visão de mudança para as crianças que, depois, vão repassar essas informações aos amigos e familiares. Dessa maneira, conseguimos despertar a consciência ambiental de muitas pessoas”, finalizou.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese