RESÍDUOS – UHE Sinop promove capacitação em Sorriso

Capacitação de Resíduos Sólidos e Animais do Programa de Educação Ambiental da Usina levou os participantes a conheceram aterro sanitário

RESÍDUOS

Durante aulas práticas e teóricas, participantes também aprenderam conceitos de classificação dos resíduos, decomposição e coleta seletiva (foto: Assessoria de Imprensa)

Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, professores da rede municipal de ensino, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e representantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do município de Sorriso participaram de uma capacitação técnica oferecida pela Concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, a Companhia Energética Sinop (CES), na última semana de outubro.

A capacitação “Resíduos Sólidos e Animais” foi ministrada pela equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) da UHE Sinop e contemplou aulas práticas e teóricas, abordando a classificação dos resíduos, decomposição aeróbia e anaeróbia, origem e perigos dos resíduos sólidos e animais, política da logística reversa e coleta seletiva. Durante a prática de campo, os participantes tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao aterro sanitário do Distrito de Primaverinha, onde foram abordados temas como poços artesianos, monitoramento do lençol freático e qualidade da água; taludes; células de lixo; camadas impermeabilizadas; drenos de água, gás e chorume; e lagoas anaeróbias (tratamento do chorume).

A oficina também abordou a capacidade do aterro, monitoramento de fauna e flora e o Programa de Recuperação de Área Degradada, necessários para a operação do aterro sanitário. Por fim, no último dia de capacitação, os participantes aprenderam como montar uma composteira, em sua própria casa e conheceram o funcionamento do biodigestor. Conforme explica a analista Sociambiental da CES, Jaqueline Pysklevitz, a capacitação integra ações de Educação Ambiental da UHE Sinop para os cinco municípios da área de abrangência. “Este trabalho servirá para formarmos multiplicadores da importância da conscientização de preservação ambiental mesmo após a conclusão do Empreendimento”. A capacitação em Resíduos Sólidos e Animais também foi realizada nos municípios de Cláudia e Ipiranga do Norte e a visita ao aterro foi possível devido a parceria realizada pelo Programa de Educação Ambiental da UHE Sinop, executado pela empresa MM Social, com a empresa Sanorte Saneamento Ambiental responsável pelo aterro.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese