SAÚDE – Diabetes e hipertensão são temas de palestras no Reassentamento Rural Coletivo da Sinop Energia

Famílias que residem no Reassentamento aprenderam sobre patologia, classificação, diagnóstico, sinais e sintomas, fatores de risco, complicação, tratamento, alimentação, qualidade de vida, importância da água e do exercício físico para o controle das doenças

A Sinop Energia, por meio do Programa de Saúde Pública (PSP), realizou no fim de fevereiro palestras com foco em diabetes e hipertensão para os moradores do Reassentamento Rural Coletivo (RRC), em Sinop, local onde atualmente residem 28 famílias remanejadas pela Concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop. A atividade é uma interface com o Programa de Remanejamento da População, que integra os 41 programas de trabalho desenvolvidos pelo Empreendimento em sua área de influência.

Patologia, classificação, diagnóstico, sinais e sintomas, fatores de risco, complicação, tratamento, alimentação, qualidade de vida, importância da água e do exercício físico foram alguns dos assuntos abordados e apresentados pelo grupo de enfermeiras da empresa parceira, Juris Ambientis.

Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 72,6% das mortes no Brasil são ocasionadas por doenças crônicas não transmissíveis, dada a importância das atividades realizadas sobre o tema. 

Dona Zenaide, 58 anos, foi a primeira a chegar no local. Nunca tinha participado de uma palestra sobre o tema e há aproximadamente 30 anos toma remédios para controlar a hipertensão e a diabetes. “Gostei da iniciativa! Sanei todas as minhas dúvidas sobre as doenças. Fiquei impressionada em saber como o organismo produz a insulina. Agora vamos poder nos alimentar da forma correta e viver melhor”, repassou a moradora do RRC.

Segundo o gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, André Vasques, a palestra atendeu a solicitação da comunidade e firma o compromisso da empresa, que é trabalhar para melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem na área de influência do Empreendimento. “As atividades de educação em saúde desenvolvidas pelo Programa têm levado informação por meio do diálogo, oficinas e palestras. Com isso, o público participante adquire conhecimento e habilidades para um autoconhecimento do próprio corpo e entende a importância de se cuidar, fazer exames preventivos, ter boa alimentação e praticar exercícios físicos”, repassou.

A analista Socioambiental da Sinop Energia, Jaqueline Pysklevitz, explica que a hipertensão arterial é considerada uma doença silenciosa, não apresentando sintomas. “Estamos falando de problemas que são os principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, a hipertensão e a diabetes. Essas doenças não possuem cura, porém, podem ser controladas com cuidados médicos, alimentação saudável, exercícios físicos e informação, conhecimento, que é o que estamos fazendo, levando conhecimento para que essas pessoas tenham uma melhora na qualidade de vida”, completou.


Leg: Ação foi executada pela empresa parceria da Sinop Energia, a Juris Ambientis, que desenvolve o Programa de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica Sinop

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese