SAÚDE LABORAL – UHE Sinop implanta Centro de Atendimento ao Trabalhador no canteiro

Colaboradores da UHE Sinop podem realizar exames admissionais e periódicos, além de hemogramas, sem precisar se deslocar para a cidade

foto: Assessoria de Imprensa

Exames como eletroencefalograma podem ser realizados no CAT (foto: Assessoria de Imprensa)

A Construtora Triunfo, responsável pela obra civil, fornecimento eletromecânico e montagem da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, implantou o Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) dentro do canteiro de obras.

Nesse Centro os colaboradores do Empreendimento recebem todo atendimento em saúde ocupacional. É uma espécie de unidade básica de saúde onde os trabalhadores fazem exames, recebem vacinas e os primeiros atendimentos de urgência e emergência quando necessário. Para a realização desses atendimentos, o CAT conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico do trabalho, enfermeira do trabalho, técnicas em enfermagem do trabalho e socorristas.

Uma dessas profissionais é Ivany Borges, encarregada de Ambulatório da unidade. Com experiência em outras obras de grande porte, ela afirma que o CAT da UHE Sinop é um dos mais completos que ela já trabalhou. “A saúde e segurança de nossos trabalhadores é prioridade. Aqui temos condições de dar total apoio e segurança aos nossos colaboradores caso necessário”, afirmou.

Ivany ainda destaca o lado social do CAT. “Com o atendimento feito no próprio canteiro, a gente evita encaminhar nossos colaboradores para as unidades de saúde das cidades vizinhas, reduzindo, assim, a demanda dessa área nos municípios da região”, explicou.

O Centro está localizado em um ponto estratégico, dentro do canteiro de obras. É amplo e conta com salas de coleta, emergência e repouso – com duas camas hospitalares e quatro macas – além de três ambulâncias que visam dar atendimento imediato sempre que for preciso. Atualmente, aproximadamente 707 trabalhadores estão em atividade no canteiro de obras. Todos têm a disposição o CAT, onde são realizados os exames admissionais, periódicos e demissionais, além de consultas e exames de hemograma, eletroencefalograma e eletrocardiograma.

Ainda, o diretor de Engenharia e Construção Civil da CES, Rui Feijão, lembra que a construtora firmou parceria com o hospital Dois Pinheiros, que fica em Sinop, para dar mais segurança e tranquilidade aos colaboradores. “Caso necessário, os trabalhadores são atendidos no hospital, tanto para exames mais complexos como para internações, sempre que o caso for saúde ocupacional, ou seja, a saúde do trabalhador, todo o atendimento é nossa responsabilidade”, completa.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese