SAÚDE PÚBLICA – Colaboradores da UHE Sinop recebem vacina contra Febre Amarela, Hepatite e Antitetânica

Foram verificadas 1.200 carteiras de vacinação, o que resultou em cerca de 700 colaboradores imunizados. Os que não possuíam a carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS) puderam adquirir no local

A Companhia Energética Sinop (CES), Concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, realizou na última semana uma campanha de vacinação contra Febre Amarela, Hepatite e Antitetânica, com colaboradores do canteiro de obras. O trabalho teve o apoio dos colaboradores da Construtora Triunfo, Polo Regional de Saúde de Sinop, Secretaria Municipal de Saúde de Cláudia e equipe técnica do Programa de Saúde Pública da Usina, resultado de uma parceria firmada com o Empreendimento.

As doses foram disponibilizadas pelo Polo Regional de Saúde de Sinop e todo procedimento de vacinação foi realizado pela equipe de técnicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Cláudia. Tal ação, teve ainda suporte e orientações das empresas contratadas pela CES, Construtora Triunfo (executora das obras civis, fornecimento eletromecânico e montagem da Usina) e Juris Ambientis (parceira na realização do Programa de Saúde Pública da CES). A ação, como um todo, compreendeu a verificação das carteiras de registro de vacinas de 1.200 colaboradores, o que resultou na necessidade e serem imunizados 700 colaboradores, e os que não possuíam cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) puderam adquirir a carteirinha no local.

Para Cristiane Ferreira Batista, soldadora da Construtora Triunfo, a campanha reflete toda preocupação do Empreendimento com a saúde e bem-estar dos colaboradores da UHE Sinop. “Vejo que a empresa se preocupa com os seus colaboradores. Foi muito bem vista esta atitude, aqui no canteiro, por parte dos funcionários”, repassou. Wilian Patrick dos Santos, mecânico montador, complementou repassando considerar de suma importância a realização da Campanha de Vacinação no canteiro de obras. “Moramos no alojamento e nem sempre conseguimos ir ao posto de saúde devido a distância. Desde a primeira campanha fiz todas as minhas vacinas, aqui e hoje tenho meu cartão em dia”, complementou.

A campanha acontece em três períodos. O segundo já está agendado para o mês de maio deste ano, onde os trabalhadores receberão a segunda dose das vacinas. De acordo com Jaqueline Pysklevitz, analista socioambiental da CES, as empresas envolvidas com a campanha têm sido grandes parceiras do Empreendimento, trabalhando juntas, visando sempre a saúde, segurança e o bem-estar dos colaboradores. “A campanha conseguiu reunir os diferentes públicos de trabalhadores, por ter sido executada em locais diferentes dentro do canteiro de obras, para que todos os funcionários tivessem acesso”, declarou.

O PROGRAMA

O Programa de Saúde Pública da UHE Sinop faz parte das 41 linhas de ações dos trabalhos implícitos no Projeto Básico Ambiental (PBA) desenvolvidos pelo Empreendimento e tem o objetivo de conhecer as endemias às quais a população da área de influência pode estar suscetível, permitindo traçar ações eficazes de combate ou prevenção por meio de ações de vigilância epidemiológica, prevenção e controle de doenças. Já foram realizadas capacitações, palestras sobre leishmaniose, hanseníase, malária, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e campanhas educativas.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese