SAÚDE PÚBLICA – UHE Sinop realiza capacitação para diagnóstico da malária

Treinamento foi direcionado aos técnicos da área da saúde dos cinco municípios envolvidos pelo Empreendimento

campanha Outubro Rosa

A capacitação possibilitará um aumento da oferta de diagnóstico da doença (foto: Assessoria de Imprensa)

Técnicos da área da saúde dos cinco municípios envolvidos pela Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop receberam uma capacitação para o diagnóstico laboratorial da malária. A ação foi executada pelo Programa de Saúde Pública do Empreendimento no início deste mês de outubro.

Ao todo, 12 técnicos de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso participaram da capacitação. Como explicou o instrutor Roderlei de Araújo, da empresa Juris Ambientis – empresa contratada pela Companhia Energética Sinop (CES) concessionária da Usina para implantação do Programa – essa ação possibilita um aumento da oferta de diagnóstico da doença e a aplicação de um tratamento adequado, de acordo com o tipo da malária detectada. “Dentre a população de mosquitos transmissores da malária, existem diferentes tipos de vetores, consequentemente, diferentes tipos da doença. Para cada caso um tratamento é necessário. Tendo a rede pública de saúde capacitada, é possível identificar com mais eficácia cada um e tratar corretamente”, salientou o professor, que também é farmacêutico.

Para o técnico Rodrigo da Silva, que trabalha na Vigilância Ambiental de Sinop, a capacitação lhe dá mais segurança para confirmar os diagnósticos de casos de malária. “O treinamento foi ótimo. É sempre importante nos atualizarmos nas técnicas, assim conseguimos identificar o tipo da doença com mais facilidade e com maior segurança de que o resultado é confiável”.

De acordo com a coordenadora de Socioeconomia da Companhia Energética Sinop (CES), Cirlene Furini, o diagnóstico correto da malária também possibilita a execução de ações eficazes que visem, inclusive, a eliminação dos vetores da doença. “Com o tratamento adequado, o paciente deixa de ser uma fonte de transmissão da doença. O que rompe o ciclo de reprodução do vetor, logo, a proliferação dos mosquitos na área de abrangência da UHE Sinop”.

Outra ação realizada, por meio do Programa de Saúde Pública da UHE Sinop, são as campanhas de monitoramento de vetores da malária. O objetivo é identificar possíveis alterações no perfil de casos de malária durante as fases de implantação da Usina.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese