SEMA-MT realiza visita técnica e avalia o trabalho de monitoramento da instrumentação e segurança das estruturas da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop

A companhia conta 527 dispositivos instalados que geram dados para garantir a segurança do empreendimento

Nesta semana, a Sinop Energia recebeu a visita dos técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT) para conhecimento do processo de instrumentação da barragem da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop e observação de como é realizado o monitoramento das estruturas que compõem o empreendimento.  A visita do órgão foi acompanhada pelos engenheiros da Sinop Energia, que destacaram as diversas estruturas da usina, em especial a Barragem de Aterro, onde se concentra grande quantidade de instrumentos. Atualmente, a companhia conta com 527 dispositivos instalados que fornecem dados precisos e vitais para garantia da segurança do empreendimento.

A instrumentação tem por objetivo obter medidas de grandezas de interesse, por meio da leitura de instrumentos instalados na barragem, para o monitoramento do comportamento da estrutura ao longo do tempo e de forma sistemática. Os resultados, devidamente analisados e interpretados, servem para avaliar a condição de segurança da usina.

O engenheiro da Sinop Energia, Rafael Branco, ressalta que a visita foi oportuna para explicar aos analistas da SEMA como são realizadas as inspeções. “Explicamos para os técnicos presentes as medições, os dados que cada instrumento apresenta e mostramos a preocupação da companhia quanto à segurança e normas estabelecidas na Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010), de acordo também com a regulamentação estabelecida pela Resolução 696/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Destacamos também que a Sinop Energia conta com profissionais altamente qualificados, com equipe composta por técnicos e engenheiros atuando no monitoramento da usina. Além disso, uma empresa especializada em Segurança de Barragens, com vasta experiência e expertise no assunto, apoia as atividades da usina”, ressalta Rafael.

Os técnicos demostraram satisfação quanto à qualidade e quantidade da instrumentação implantada no empreendimento e ressaltaram o diferencial positivo quanto às usinas já fiscalizadas por eles. A companhia avaliou e deu aval positivo ao detalhamento do relatório elaborado e análise que compõe o comportamento das estruturas e de suas fundações. Foi concluído com sucesso o objetivo de repassar à equipe da SEMA-MT o organograma adotado no controle e monitoramento das estruturas e a preocupação com a segurança, sempre observando os cuidados necessários à preservação da vida, da saúde, da propriedade e do meio ambiente.

Sobre a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.

EnglishFrenchPortuguese