SEMANA DA ÁGUA – Canteiro de obras da UHE Sinop tem sistema de reuso da água

Medidas garantem o reaproveitamento de aproximadamente 70% da água utilizada. Além do canteiro, alojamento também tem o sistema

SEMANA DA ÁGUA

Uma das maneiras de reutilizar o recurso hídrico é na lavagem de máquinas e veículos no canteiro de obras (foto: Assessoria de Imprensa)

De maneira a otimizar de forma consciente o uso da água no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, a Construtora Triunfo adotou um sistema de reuso do recurso hídrico para ações que não necessitam de água nova, como lavagem de veículos e umectação das vias de acesso. A Construtora foi contratada pela Concessionária do Empreendimento, a Companhia Energética Sinop (CES), para executar as obras civis, fornecimento eletromecânico e montagem da Usina.

Esse sistema funciona de duas maneiras diferentes, as quais garantem o reaproveitamento de aproximadamente 70% da água utilizada no processo. No canteiro foi instalada uma central com tanques de decantação, caixas separadoras de água e óleo e de resíduos como areia e terra, que capta o efluente usado nas áreas de manuseio e lavagem de máquinas e veículos e manutenção mecânica, e o trata para ser reutilizado na lavagem de outros equipamentos. Outro sistema é a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), sendo uma instalada no alojamento e outra no escritório administrativo do canteiro. Mensalmente são enviadas amostras para laboratório certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Os resultados comprovam a qualidade ambiental destes efluentes.

Conforme explica o coordenador de Meio Ambiente da CES, Anderson Guimarães, a ETE do alojamento tem capacidade para 744 metros cúbicos (m³) de efluentes por dia e para tratar 31 m³ por hora, captados dos sanitários, da lavanderia, chuveiros e lavagem de pratos. Já a ETE no canteiro administrativo capta efluentes provenientes do refeitório. “O objetivo desse sistema é estabelecer um tratamento adequado para o efluente doméstico com o intuito de garantir a qualidade dele, para ser reutilizado em lavagens de calçadas, umectação de vias e jardins e compactação de solos”, salienta Guimarães.

A diretora de Meio Ambiente da CES, Ana Brígida Cardoso, lembra que o sistema de reuso da água é uma ação do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Efluentes e Emissões da Usina Hidrelétrica Sinop. “A Concessionária preza pela manutenção da qualidade ambiental do Empreendimento”.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese