Sinop sedia seminário “Desafios do Crescimento para Pequenas Empresas”

14/11/2018

O evento reuniu aproximadamente 270 pessoas, sendo empreendedores do setor de comércio, serviço, indústria, agronegócio e lideranças locais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pelo terceiro ano consecutivo a Sinop Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop, firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso, e juntos realizaram o seminário “Desafios do Crescimento para Pequenas Empresas”, em Sinop. O evento, que aconteceu na última semana, no Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), contou com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Empresarial do município. Na ocasião reuniu aproximadamente 270 pessoas, sendo empreendedores do setor de comércio, serviço, indústria, agronegócio e lideranças locais.

O Seminário iniciou com breve apresentação do Sebrae sobre os resultados obtidos com a parceria, desde 2015. Os convidados receberam ainda, informações atualizadas sobre a Usina Hidrelétrica Sinop, em fase de implantação no rio Teles Pires. Na sequência iniciou as palestras e questionamentos como “quais serão os desafios de vender para as novas gerações?” e “como empreender no mundo de incertezas e comportamentos diversos?”, foram respondidos pelos palestrantes.

O palestrante Sidnei Oliveira, abriu o evento com o tema: “O desafio de vender para as novas gerações” e de uma forma bem-humorada destacou a evolução e diferenças dos comportamentos das gerações e seus impactos no consumo. Jovane Nunes e Victor Leal, deram sequência apresentando o tema “o melhor negócio do mundo”, que conta de forma muito divertida e bem-humorada a origem da Cia. de Comédia “Os Melhores do Mundo”, destacando pontos como empreendedorismo, inovação, economia criativa, persistência e superação de obstáculo. Durante todo o evento, o público foi bem participativo, sempre envolvidos pelos palestrantes.

De acordo com a analista Socioambiental da Sinop Energia, Jaqueline Pysklevitz, a parceria foi por meio do Programa de Apoio aos Municípios que faz parte dos 41 pacotes de trabalhos do Projeto Básico Ambiental (PBA) do Empreendimento. “O principal objetivo do seminário é despertar e conscientizar a classe empresária sobre a importância da implantação de um processo de gestão profissional, sobre inovar, conhecer possibilidades e caminhos”, declarou a analista. Ainda segundo Jaqueline, durante o evento, os empresários foram levados a refletir sobre muitas situações e atitudes de sua rotina empresarial que impactam diretamente no sucesso da empresa.  

Para o analista de negócios do Sebrae, agência Sinop, Elizeu Marcos Weck, o seminário proporcionou um encerramento em grande estilo de uma parceria já consolidada entre a instituição e a Sinop Energia, durante o período de 2015 a 2018. “Como na maioria dos eventos, a classe empresarial compareceu ativamente aprimorando seus conhecimentos, aprendendo mais sobre o comportamento dos consumidores e da história de empreendedorismo. Esse ano fechamos com chave de ouro, e reforçamos que só foi possível devido as parcerias positivas na região", explicou.

A fotografa, Thaty Saldanha, que participou do evento, completou repassando que parcerias como essas trazem para Sinop eventos importantes que enriquecem o conhecimento dos empresários locais. “O comércio vem mudado de uma forma muito acelerada e os clientes cada vez mais exigentes. Precisamos nos atualizar para acompanhar essas transformações”. Ainda segundo ela, o seminário foi bastante dinâmico e os palestrantes conseguiram repassar ideias de ferramentas, utilizadas na prática por eles, que deu certo no mercado. “Fomos beneficiados com uma gama de informações. Aprendemos que para se manter nesse novo mercado, não podemos nos prender há apenas um produto. Temos que abrir um leque de opções e sempre inovar, procurando o novo e o melhor para nossos clientes. Com humor a palestra ficou mais agradável”, finalizou Thaty.

Nos três anos de parceria com a Sinop Energia o Sebrae realizou nos cinco municípios da área de influência do Empreendimento, sendo Sinop, Cláudia, Sorriso, Itaúba e Ipiranga do Norte, aproximadamente 27 capacitações, três seminários Empretec, mais de 30 palestras e oficinas para os empreendedores, duas missões técnicas que deram oportunidade para os empresários da AID (Área de Influencia Direita) da UHE Sinop conhecerem as inovações praticadas pelas empresas dos grandes centros do Brasil, seis seminários com palestrantes de renome nacional e por último, cursos e oficinas para capacitação dos pescadores da Colônia Z-16 de Sinop. Ainda dentro da parceria, mais de mil empresas foram atendidas com o acompanhamento “Negócio a Negócio” e mais de 13 mil horas de capacitações e consultorias foram oferecidas aos produtores rurais dos municípios de Sinop e Cláudia, além de missões técnicas e dias de campo.

Assessoria de Imprensa.

Olá Eu sou a joana!

Tem alguma dúvida? Clique aqui!

joana maior