SIMULAÇÃO – Primeira etapa do modelo reduzido da UHE Sinop concluída

Estudo serve para simular as diversas condições que podem ocorrer para vazões normais e extremas no rio

foto: Assessoria de Imprensa

A coloração avermelhada e os pontos brancos (confetes) servem para acompanhar o fluxo da água (foto: Assessoria de Imprensa)

A primeira etapa do estudo de modelo reduzido da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop foi concluída e está no Centro de Estudos de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza (Cehpar), em Curitiba (PR). Sob a coordenação da Construtora Triunfo, o estudo em modelo reduzido é um procedimento importante inerente às grandes obras de usinas hidrelétricas. Sua finalidade é simular as diversas condições que podem ocorrer para vazões normais e extremas no rio e medir os seus efeitos na estrutura e na geração de energia. Com os dados obtidos, é possível antecipar situações que poderiam colocar em risco as estruturas e o funcionamento da Usina e incorporar as correções e melhorias necessárias nos projetos executivo, civil e eletromecânico da obra.

Essa primeira etapa consiste na construção da calibração do leito e desvio do rio. O modelo tem área total de 450 metros quadrados (m²) e é uma representação em miniatura (escala 1:100) do relevo da região e do leito do Rio Teles Pires com base nos dados obtidos em diversos levantamentos realizados pela equipe técnica envolvida no projeto da Usina. Este relevo é então modelado em concreto dentro de um recinto fechado onde um sistema de bombas e tubulações produz a circulação de água de modo a permitir simular o fluxo da água. Neste local do modelo são posicionadas as estruturas em escala reduzida, reproduzindo a mesma situação em que elas serão executadas na realidade, de forma que cada etapa da construção é analisada pelos técnicos do laboratório.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese