SINOP E CLÁUDIA – UHE Sinop apoia ações contra queimadas

Brigadas de Incêndios foram implantadas na Gleba Mercedes V, em Sinop, e em Cláudia, por meio de cooperação firmada entre a CES e o Corpo de Bombeiros

SINOP E CLÁUDIA

CES disponibilizou veículos, equipamentos e uniformes que serão utilizados pelos brigadistas nas ações (foto: Assessoria de Imprensa)

A Companhia Energética Sinop (CES), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, está engajada na luta contra as queimadas em Mato Grosso. No último dia 03, foi realizado o lançamento oficial das Brigadas Municipais Mistas de Sinop e Cláudia, implantadas por meio de cooperação entre a CES, o Corpo de Bombeiros do Estado e as Prefeituras desses municípios. Desde o dia 05 de agosto, as Brigadas estão atuando na prevenção, controle e combate a incêndios florestais nas áreas urbana e rural de Cláudia e na área florestal do Projeto de Assentamento (PA) Wesley Manoel dos Santos, a Gleba Mercedes V, em Sinop. Por meio desta cooperação, a CES disponibilizou veículos, uniformes, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros materiais que auxiliarão nas ações de combate às queimadas nos dois municípios.

Cada Brigada funciona com uma caminhonete, um caminhão Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) e seis brigadistas, que foram capacitados pela equipe do Corpo de Bombeiros. A CES investiu cerca de R$ 46 mil para o funcionamento das brigadas, com período previsto de três meses, sendo prorrogado se necessário.

Conforme o comandante do Comando Regional III do Corpo de Bombeiros em Sinop, major Rony Barros, com pouco mais de um mês de atuação já foi possível perceber a redução dos focos de incêndios nas duas regiões atendidas pelas Brigadas. Em relação ao mesmo período do ano passado, em Sinop a redução foi de 63% e em Cláudia foi de 75%. “O objetivo do Batalhão de Emergência Ambiental [BEA] ao implantar as brigadas era justamente esse, atuar no sentido de evitar que as queimadas ocorram reduzindo os focos de calor registrados pelos satélites. O melhor mesmo é não precisar utilizar os equipamentos, sinal que as queimadas reduziram”.

O BEA é comandado pelo tenente coronel Paulo Barroso que afirma estar muito satisfeito com a parceria firmada com a CES e espera que sirva de exemplo para que no próximo ano novas parcerias sejam feitas, inclusive com prefeituras e empresas de outros municípios. “É importante que a sociedade organizada seja proativa no sentido de evitar, prevenir e combater as queimadas”.

A diretora de Meio Ambiente da CES, Ana Brígida Cardoso, destaca que este trabalho é importante para região. “Por isso a UHE Sinop teve interesse em apoiar esta ação que visa reduzir os números de queimadas no Estado”.

As Brigadas Municipais Mistas funcionam durante o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, que iniciou no dia 15 de julho e deve terminar no dia 15 de setembro. De acordo com levantamento feito pelo BEA, Mato Grosso é o Estado do País que mais apresentou focos de calor de 1º de janeiro até 17 de agosto, com 9.094 focos. Hoje o combate às queimadas é feito com dois aviões, 176 bombeiros e 34 viaturas em 26 municípios para atender ocorrências.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese