Sinop Energia e Embrapa mantêm parceria técnica para restauração florestal em Área de Preservação Permanente

Empresas realizam análise periódica dos 3 mil hectares de áreas recuperadas no entorno do reservatório. Vistoria identifica crescimento saudável das mudas.

A Sinop Energia recebeu a Embrapa Agrossilvipastoril (unidade Sinop) para o monitoramento do programa que realiza o plantio e restauração florestal da Área de Preservação Permanente (APP) no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Sinop. O intuito da parceria é estabelecer as proposições técnicas necessárias para o reflorestamento da APP.  O plano de trabalho prevê, entre outras ações, a elaboração do diagnóstico ambiental da área a ser recomposta observando ainda questões estéticas, de conservação dos solos, assim como a proteção à biodiversidade. A Embrapa concluiu que, neste bimestre, as mudas já apresentam crescimento saudável, como esperado.

Com a formação do reservatório, a Secretaria do Meio Ambiente do Mato Groso (SEMA/MT), solicitou a apresentação de um programa específico para recuperação desse local. Dessa forma, a Sinop Energia recebe ativamente o apoio da Embrapa para a recuperação de 3 mil hectares da Área de Preservação Permanente (APP).

André Vasques, gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, vê com entusiasmo o processo de cooperação técnica entre as empresas. “A contribuição da Embrapa é fundamental por diversas razões como, por exemplo, a qualidade técnica nos procedimentos a serem adotados. Ou seja, o alinhamento do método de restauração com especialistas. Além disso, as novas propostas técnicas e metodológicas chegam para garantir a eficiência da recuperação da vegetação de áreas no entorno do reservatório ”, explica Vasques.

O biólogo e pesquisador da Embrapa, Ingo Isernhagen, aponta outro diferencial deste trabalho conjunto: a possibilidade de avaliação do impacto das metodologias de restauração florestal praticamente em tempo real. “Nós, da Embrapa, ficamos interessados porque é um enorme campo de pesquisa. Estamos lidando com espécies que possuem ciclos de vinte anos, por exemplo. Realizamos o mapeamento e diagnóstico da ocupação do solo e desde então seguimos atuando efetivamente. A Sinop Energia proporcionou essa cooperação fortalecendo a pesquisa e a efetiva recuperação das áreas”, afirma Isernhagen.

Sobre a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.

EnglishFrenchPortuguese