Sinop Energia e Prefeitura de Sinop se unem em prol do Novembro Azul

O órgão municipal colocou à disposição dos colaboradores da empresa insumos para realização de 70 exames de prevenção ao câncer de próstata.

A saúde masculina fica ainda mais em evidência em novembro. O mês é marcado pela campanha mundial Novembro Azul. O objetivo é chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este é um dos tipos mais comuns da doença. Entre os homens é responsável por uma morte a cada 38 minutos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Como parte do conjunto de atividades que zelam pelo bem-estar dos colaboradores, a Sinop Energia firmou parceria com a Prefeitura de Sinop. Irá realizar, nesta quinta-feira (25/11), 70 exames de sangue capazes de identificar o tumor. Se detectado no estágio inicial, há aumento das chances de cura em 90%.

Onde serão realizado os exames?

 

Os exames do tipo Antígeno Prostático Específico (PSA) serão feitos no escritório da empresa e na Usina Hidrelétrica Sinop. A coleta de sangue será feita pela enfermeira da Sinop Energia, Leandra Gonçalves. Em seguida, as amostras coletadas serão encaminhadas para o laboratório municipal. Os colaboradores da companhia receberão os resultados no dia seguinte.

A ação fazer parte do programa de checagem da Prefeitura de Sinop. Objetiva levar prevenção e controle da doença aos munícipes, já que, por conta do preconceito, a maioria dos homens não buscam o exame.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa. Não apresenta sintomas inicialmente. Quando os indícios se tornam evidentes, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Isso dificulta a cura. Com isso, o diretor-presidente da Sinop Energia destaca a importância da ação de conscientização.

“Para a companhia, a saúde vem em primeiro lugar. Mais uma vez, estaremos ao lado das pessoas alertando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata estimulando para a realização do teste de PSA. A Sinop Energia é grande incentivadora dos cuidados com o bem-estar. Neste ano, já foram realizadas diversas campanhas internas, para zelar pela saúde dos colaboradores, e externas, visando apoiar o atendimento público de saúde”, ressalta Padilha.

Saiba mais sobre a doença:

Sintomas:

  • dor óssea;
  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

  • histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
  • obesidade.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, tais como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, avanço da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/

Sobre o Novembro Azul

A campanha Novembro Azul se iniciou em 2003, na Austrália. O objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem os homens. No Brasil, o Ministério da Saúde contribui com o movimento e editou junto com o INCA uma nota na qual sugere, entre outras coisas, a capacitação dos profissionais da atenção básica para esclarecimentos sobre os sintomas do câncer de próstata. O INCA também elaborou uma cartilha Câncer de próstata: vamos falar sobre isso com informações para auxiliar no entendimento sobre a doença.

Em Outubro a Companhia também atuou na prevenção contra o câncer de mama como o Outubro Rosa.

https://www.instagram.com/tv/CUgEEH2AAUD/?utm_source=ig_web_copy_link

EnglishFrenchPortuguese