Sinop Energia e Senar realizam curso para Mulheres em Campo

 

Famílias do Reassentamento Rural Coletivo (RRC) PDS 12 de Outubro foram beneficiadas com nova capacitação oferecida pela Sinop Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Desta vez, a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Mato Grosso (Senar/MT) contemplou o público feminino com o curso “Mulheres em Campo”. O encontro aconteceu durante todo o mês de abril na sede do reassentamento, situada na estrada Lívia, BR-163 (Km 816), zona rural de Sinop.

“O evento teve como objetivo desenvolver as habilidades das mulheres na gestão de negócios agropecuários”, relatou a instrutora do Senar, Camila Rossi. Segundo ela, o público é formado por produtoras rurais que buscam mais conhecimento para empreender tanto no campo quanto na cidade. Camila explicou ainda que durante o curso foram realizadas várias avaliações, sendo a primeira a da propriedade e, na sequência, o levantamento das benfeitorias, as atividades desenvolvidas no local e as ferramentas utilizadas, como por exemplo, os equipamentos que auxiliam nas atividades.

Em cinco módulos foram apresentadas noções básicas de empreendedorismo, planejamento, custo e viabilidade de produção, comercialização e desenvolvimento pessoal. “Na última semana realizamos uma aula prática, na qual as participantes organizaram uma feira livre e comercializaram seus produtos”, detalhou a instrutora.

O gerente fundiário da Sinop Energia, Marcos Campoi, explicou que as capacitações buscam apoiar a adaptação dessas famílias à nova moradia e como fortalecer os laços das relações sociais entre elas. “O trabalho desenvolvido por meio da assistência técnica e social é fundamental para essa nova realidade. Estamos capacitando as famílias para que utilizem os mecanismos adequados e com isso aumentem suas produtividades, tanto para consumo próprio quanto para comercialização, além de fomentar o fortalecimento dos laços das relações sociais que estas mulheres já cultivavam em suas áreas de origem. A parceria com o Senar tem sido fundamental nesse processo, pois a instituição possui expertise no ensino rural voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares”, afirmou o gerente.

Jociane da Silva, aluna e moradora do reassentamento participou de alguns cursos oferecidos pela Sinop Energia. Mulheres em campo está entre os seus preferidos, em função da flexibilidade dos instrutores em adequar o conteúdo programático a realidade das famílias. “Acho muito importante a atuação dos instrutores porque facilita nosso aprendizado. Pretendo trabalhar com panificação e os cursos ampliaram meus conhecimentos”, finalizou

Assessoria de Comunicação

EnglishFrenchPortuguese