Sinop Energia realiza ações que prezam pela saúde de comunidades e colaboradores

Em 2021, a companhia investiu em projetos para minimizar o impacto da pandemia e os números de acidentes de trabalho.

Hoje, 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde. A data reforça a importância dos cuidados com o corpo e a mente. Em tempos pandêmicos, a Sinop Energia possui como premissa a valorização da saúde, contribuindo para o bem-estar de seus funcionários e das comunidades vizinhas à Usina Hidrelétrica (UHE) de Sinop. Em 2021, a empresa investiu em inúmeros projetos que minimizam o impacto da pandemia e os números de acidentes de trabalho.

Com a falta de oxigênio para pacientes com Covid-19 no país, a companhia firmou parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Matchfunding Salvando Vidas, e está trazendo duas usinas de oxigênio para que o Hospital Santo Antônio e a UPA Anete Maria Mota Maria consigam atender juntos a necessidade de até 250 leitos, sem a necessidade de comprar o produto. O investimento ainda conta com doações de respiradores, EPIs e outros equipamentos essenciais para os hospitais Santo Antônio, Regional de Sinop e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Sinop, Itaúba e Cláudia.

Além disso, a companhia distribuiu 1.500 cestas básicas entre profissionais da cultura, colaboradores da Associação de Bares e Restaurantes, famílias selecionadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Secretaria de Assistência Social de Sinop, e assistidas pela Paróquia São Camilo. Também foram entregues cilindros de oxigênio aos Hospitais Regional de Sinop e Santo Antônio para o tratamento de pacientes com Covid-19. Estas iniciativas integram conjunto de ações desenvolvidas desde maio de 2020 e contaram até o momento com o aporte de R$ 1,8 milhão para o auxílio de famílias e segmentos no combate à pandemia.

Saúde dos colaboradores é prioridade

Internamente, a dedicação aos colaboradores é de extrema importância para a criação de um ambiente saudável e o consequente desempenho de excelência. Neste sentido, a Sinop Energia realiza circuitos de saúde que promovem testes rotineiros para Covid-19; vacinação gratuita da H1N1; verificação de doenças como hepatites B e C, Sífilis e HIV; exames clínicos; testes de Glicemia, Pressão arterial, Peso e altura (IMC), Temperatura, Saturação e Batimentos cardíacos, além de compartilhar informações sobre a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

Já na operação do empreendimento, são realizados treinamentos de segurança, capacitação de funcionários e conscientização que promovem a prevenção e até reduzir os riscos de acidentes e lesões no ambiente corporativo, responsáveis por afastamentos involuntários ou acidentes mais graves. A companhia está prestes a atingir a marca de 500 dias sem acidentes de trabalho.

Segundo o diretor-presidente da Sinop Energia, Ricardo Padilha, estas práticas são constantes e fazem parte dos valores do empreendimento. “Podemos dizer que milhares de pessoas fazem parte da história da nossa companhia, e cuidamos de cada uma delas, levando energia e contribuindo com a saúde da população, como também buscando oportunidades para auxiliar o bem-estar dos colaboradores. Isso é ser Sinop Energia!”, celebra Padilha.

Sobre a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.

EnglishFrenchPortuguese