Sinop Energia realiza “Dia D” do Projeto Horta na Escola

Ação faz parte do Programa de Educação Ambiental da Concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop

Escolas da Área de Influência Direta (AID) da Usina Hidrelétrica Sinop estão recebendo o Projeto Horta na Escola, parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Sinop Energia, Concessionária do Empreendimento. Essa realização visa estimular e promover o cuidado com o meio ambiente, incentivar a rotina de uma alimentação saudável e manter boas práticas sustentáveis.

O projeto foi consolidado em quatro etapas ao longo de 2018, envolvendo toda a comunidade escolar. Alunos, professores e pais participam de oficinas temáticas que multiplicam práticas de produção e cultivo de mudas, qualidade de vida e alimentação saudável, adubação de canteiros e controle de pragas, culminando no “Dia D”, que é a construção coletiva do espaço horta.

Dentre as hortaliças cultivadas nas escolas, é priorizado o plantio de tomates, abobrinha, cenoura, agrião, alface, rúcula, salsinha, cebolinha e cravo, que é importante aliado no combate das pragas. Além da função produtiva, a horta escolar representa um espaço aberto para multiplicar conhecimento. É um laboratório vivo, multidisciplinar, onde os professores poderão trabalhar diversos temas junto aos alunos.

Segundo a analista Socioambiental da Sinop Energia, Jaqueline Pysklevitz, é a segunda vez que a Escola recebe um projeto do PEA. Em 2017, o Projeto Arborização Escolar viabilizou o plantio de 50 espécies de árvores nativas no entorno da instituição. O professor Atílio Oliveira, da Escola Municipal Professora Matilde Luiza Zanatta Gomes, de Sorriso, afirma que a parceria com a Sinop Energia foi muito positiva para a escola. “A participação dos alunos nas atividades tem sido bastante produtiva e eficaz para o conhecimento deles e eles adoram as atividades práticas”. O professor ainda relatou que em dois anos as árvores plantadas no primeiro projeto já vão oferecer sombra para os alunos.

O Projeto Horta na Escola continua em andamento e, até o final deste ano, também será implantado nos cinco municípios da AID da Usina Hidrelétrica Sinop.

Programa de Educação Ambiental

Previsto no Projeto Básico Ambiental (PBA) da Sinop Energia, o Programa de Educação Ambiental (PEA) objetiva formar multiplicadores por meio da capacitação de professores e técnicos dos municípios, apoiar ações educativas municipais e disseminar práticas e informações socioambientais relacionadas à implantação do Empreendimento.

 

Assessoria de Imprensa

 

EnglishFrenchPortuguese