SORRISO – Sinop Energia desenvolve ações de educação ambiental e saúde pública

Capacitações, palestras e oficinas estão sendo desenvolvidas ao longo do ano em Sorriso e são destinadas a diferentes públicos, como estudantes, professores e técnicos da Prefeitura

Em cumprimento ao Programa de Saúde Pública (PSP) e ao Programa de Educação Ambiental (PEA), a Companhia Energética de Sinop, Concessionária da Sinop Energia, vem realizando diversas atividades nos municípios de sua área de abrangência, sendo Sinop, Cláudia, Itaúba, Sorriso e Ipiranga do Norte.

As ações que acontecem desde 2016 tiveram continuidade este ano. No mês de abril, alunos do oitavo ano da Escola Municipal São Domingos de Sorriso assistiram a uma palestra ministrada pela equipe do PSP sobre gravidez na adolescência, um tema cada vez mais recorrente e que pode trazer muitas consequências negativas nesta idade. Os estudantes receberam orientações sobre crescimento e características sexuais, o que é a adolescência, puberdade, aparelhos reprodutores feminino e masculino, consequências de uma gravidez indesejada, métodos contraceptivos, ciclo menstrual, infecções sexualmente transmissíveis e incentivo a vacinação contra o HPV. Os jovens mostraram-se interessados e interagiram com os participantes, o que reforça a importância de o assunto ser trazido de forma técnica às escolas.

Essa foi uma das atividades previstas no PSP, destinadas às escolas municipais de Sorriso. O programa ainda desenvolve ações voltadas aos temas qualidade de vida, higiene pessoal, alimentação saudável, exercícios físicos, dengue, zica vírus e febre Chikungunya, doenças tropicais, cuidados com o lixo, malária, infecções sexualmente transmissíveis e o HIV e Hepatites virais.

Já o PEA vem desenvolvendo capacitações com professores, técnicos das Secretarias de Educação, de Saúde e de Meio Ambiente e da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Sorriso. Dentre os temas tratados pelo Programa estão Capacitação de Sistemas Alternativos de Irrigação, Capacitações Resíduos Sólidos Urbanos e Rurais, Capacitação de Sustentabilidade no Meio Urbano e Rural e Capacitação de Recuperação de Áreas Degradadas.

OS PROGRAMAS

O Programa de Educação Ambiental da Sinop Energia tem o objetivo de formar multiplicadores por meio da capacitação de professores e técnicos dos municípios, apoiar ações educativas municipais e disseminar práticas e informações socioambientais relacionadas à implantação do Empreendimento.

O Programa de Saúde Pública visa conhecer as endemias às quais a população pode estar suscetível e permite traçar ações eficazes de combate ou prevenção da ocorrência dessas endemias. Por isso, o Programa de Saúde Pública tem o intuito de prevenir e controlar os impactos adversos referentes à saúde pública na Área de Influência Direta (AID) da Usina, por meio de ações de vigilância epidemiológica, prevenção e controle de doenças.

EnglishFrenchPortuguese