TELES PIRES – Ação retira oito toneladas de lixo

Com o apoio da UHE Sinop, Projeto ?Teles Pires: Conhecer para Preservar? teve participação de 135 pessoas em 35 barcos

foto: Assessoria de Imprensa

Ação sorteou três motores de barco entre participantes, os quais foram doados pela Concessionária da Usina (foto: Assessoria de Imprensa)

A parceria firmada entre a Companhia Energética Sinop (CES), Instituto Ação Verde e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop teve um resultado que surpreendeu aos organizadores. Durante a 4ª edição do Projeto “Teles Pires: Conhecer para Preservar”, foram retiradas do Rio Teles Pires e seus afluentes, aproximadamente, oito toneladas de lixo como garrafas pet, sacolas plásticas, latas de alumínio, entre outros materiais que degradam o meio ambiente.

Segundo os organizadores do evento, participaram da ação ambiental 135 pessoas, distribuídas em 35 barcos. De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Sinop, Cristina Ferri, os números dessa edição foram melhores que a passada. “Nesse ano conseguimos recolher uma tonelada a mais de lixo, em comparação a 2013. Além disso, quase dobramos o número de participantes e de barcos. Estamos satisfeitos”, disse.

Para o coordenador do Instituto Ação Verde de Sinop, Anderson Wagner, o aumento desses números está diretamente ligado a premiação oferecida. “A CES doou três motores elétricos e isso, com certeza, fez com que a participação aumentasse, pois quem não quer ajudar a natureza e ainda concorrer a esses super prêmios?”, brincou.

Os ganhadores dos três motores elétricos foram: Vicente Falcão, Jackson Medeiros e Etiene Juliano. A 4ª edição do Projeto “Teles Pires: Conhecer para Preservar” foi dividida em três pontos de partida dos barcos para o recolhimento do lixo. Os barcos saíram da Praia do Cortado, da ponte da rodovia MT-220 e do flutuante que fica próximo a MT-222. Todo o lixo recolhido, que encheu uma caçamba, foi encaminhado para reciclagem correta.

Uma ação pontual, mas somente a primeira de muitas que devem ser executadas pela CES, no intuito de preservar o meio ambiente, como explica o diretor de Fornecimento Eletromecânico, Meio Ambiente e Gestão da Companhia, Severino Moraes. “Ações como essa devem ser incentivadas e desenvolvidas com mais frequência, não somente pela UHE Sinop, mas por toda a comunidade. Preservar nossos rios é de suma importância para o meio ambiente. Esse projeto é muito bonito e apenas um pequeno gesto, diante de tudo que é possível fazer pelo meio ambiente”.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese