TELES PIRES – Representantes de usinas em construção no rio visitam canteiro da UHE Sinop

Encontro promoveu a troca de experiência entre as equipes técnicas das UHEs Sinop, Teles Pires, São Manoel e Colíder

foto: Assessoria de Imprensa

Equipes das Usinas que estão sendo construídas no rio Teles Pires conhecem in loco as obras da UHE Sinop (foto: Assessoria de Imprensa)

Representantes das Usinas Hidrelétricas (UHEs) Colíder, Teles Pires e São Manoel estiveram novamente reunidos com equipes técnicas da UHE Sinop, nesta última sexta-feira (10). As quatro usinas estão sendo construídas no rio Teles Pires, na região Norte de Mato Grosso. Além do encontro, realizado no escritório da Concessionária da UHE Sinop, a Companhia Energética Sinop (CES), o grupo visitou o canteiro de obras da Usina.

O objetivo do encontro foi possibilitar a troca de informações e experiências, visando inclusive a melhoria e crescimento na execução dos projetos, de maneira que isso aconteça de forma conjunta, sempre que possível, como explica a diretora de Meio Ambiente da CES, Ana Brígida Cardoso. “Essas são obras distintas, mas que no fim se tornam um grande Empreendimento por ser no mesmo rio e na mesma região. Então, o ideal é que nos unamos para pensarmos juntos em soluções, principalmente nos casos voltados ao meio ambiente”.

O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UHE Teles Pires, Marcos Duarte, acredita que somente debatendo juntos será possível solucionar problemas de escala. “Afinal, juntos iremos gerar 3,2 mil megawatts/hora [MWh] de energia, é um complexo que precisa do olhar de todos os empreendedores para que sua execução seja sustentável”, completa. Para o gerente de Divisão de Programas Socioambientais da UHE Colíder, Joachim Graf Neto, “essa troca de informações é muito positiva para os empreendimentos e para os processos de licenciamento ambiental, afinal temos programas de monitoramento do meio físico e biótico com características muito próximas”. O gestor Executivo da UHE São Manoel, Juhei Muramoto, explica que apesar de as obras terem características específicas elas tem muita proximidade quando se fala em cronograma, “por isso é importante buscar essa sinergia entre as quatro usinas”.

Esse é o segundo encontro realizado pelos representantes das quatro usinas. O primeiro foi realizado em maio.

O COMPLEXO HIDRELÉTRICO
Juntas, as quatro usinas integram o complexo hidrelétrico do rio Teles Pires. Construídas em pontos distintos do rio, ao longo da região Norte de Mato Grosso e parte do sudoeste do Estado do Pará, as UHEs Sinop, Teles Pires, São Manoel e Colíder terão potência para gerar 3.220 MWh de energia, o suficiente para atender quase oito milhões de pessoas.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese