UHE Sinop conquista a marca de 500 dias sem acidentes

Em um ano e meio, a UHE Sinop já totalizou mais de 34 mil horas em treinamentos e 530 visitas de segurança.

A UHE Sinop investe constantemente nos aspectos de Saúde e Segurança do seu corpo funcional. É por meio destas práticas que a companhia conquistou hoje, 18 de agosto, a marca de 500 dias trabalhados sem registros de acidentes. A empresa, que administra a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, contribui desde o início da sua operação, em 2019, com ações e treinamentos que colaboram com a expertise técnica. Investe constantemente em tecnologia para garantir a integridade dos equipamentos e também das estruturas operacionais do empreendimento, além da capacitação dos colaboradores da UHE Sinop.

O coordenador geral de obras da Sinop Energia, Bruno Moço, reafirma o compromisso da Sinop Energia com os trabalhadores e a sociedade. “Estamos há 500 dias sem acidentes no empreendimento. Essa conquista só foi possível, pois a segurança é prioridade na nossa operação. O marco é fundamental para o reconhecimento do trabalho interno que reflete, com excelência, na entrega de energia elétrica para mais de 1 milhão e meio de pessoas, nos cinco municípios de influência da usina. Agora, nossa meta é chegar aos mil dias sem acidentes”, afirma o coordenador.

Para garantir a saúde dos funcionários, a companhia criou o Segurança Mais, comitê envolvendo a alta liderança e os gestores da Sinop Energia e EDF. Durante as reuniões semanais são propostas ações com foco na efetividade, como a Semana da Segurança, em que são realizadas atividades e palestras que promovem a cultura de segurança. Também são promovidas auditorias de conformidade legal que avaliam o cumprimento dos requisitos de saúde e segurança relacionadas as funções que cada empresa terceirizada exerce na UHE Sinop.

UHE Sinop – Capacitação para prevenir

 

Além disso, a Sinop Energia já realizou entre janeiro de 2020 e julho de 2021 mais de 34 mil horas em treinamentos voltados para a saúde e prevenção de acidentes de trabalho, entre eles o preparo para manuseio de cargas por meio de dispositivos de levantamentos, como pontes rolantes, pórticos, talhas, guindastes e munck’s; manutenção frequente dos EPI’s; operação segura de máquinas e ferramentas manuais; brigadas de emergência e florestal; vacinação H1N1 e Covid-19; campanhas de cuidados com doenças como hepatites virais, hanseníase, câncer de mama, câncer de próstata, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids, entre outros.

Outras medidas que contribuem com a segurança dos colaboradores são a Vigilância Compartilhada, onde os funcionários recebem treinamento especializado para visitar os serviços da usina com olhar preventivo envolvendo os setores visitados e apontando eventuais riscos; e o Diálogo Diário de Segurança (DDS), conversas frequentes com foco na orientação das equipes sobre práticas no cotidiano da operação.

O técnico de segurança do trabalho da empresa, Elziney Lima, destaca a importância dessas práticas para garantir o bem-estar de todos. “Em um ano e meio, realizamos 530 visitas de vigilância compartilhada para que, juntos, todos possamos contribuir com ações de segurança e saúde. Essas são as demonstrações do empenho incessante da Sinop Energia em conscientizar e capacitar os colaboradores em prol de um ambiente de trabalho mais seguro”, afirma Elziney.

 

Sobre a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.

EnglishFrenchPortuguese