UHE SINOP – Dados da Estação Climatológica já estão disponíveis

Informações sobre temperatura, chuva, vento, umidade e pressão já podem ser consultadas pela comunidade

foto: Assessoria de Imprensa

Estação que faz o monitoramento do clima está instalada em uma área próxima ao canteiro de obras da Usina (foto: Assessoria de Imprensa)

A Companhia Energética Sinop (CES) colocou à disposição da comunidade os levantamentos realizados pela estação que está monitorando o clima na área de abrangência do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Informações como temperatura, chuva, velocidade e direção do vento, evapotranspiração, umidade, radiação e pressão podem ser consultadas no link http://www.uhesinop.com.br/projetos-socioambientais/programas/61.

Conforme explica o coordenador do Meio Físico da CES, Rui Alberto, todos esses dados disponibilizados pela estação climatológica também podem servir de base para estudos e pesquisas. “Estudantes e professores das universidades poderão consultar as informações e utilizar em seus trabalhos sobre o clima da região”.

Vale lembrar que a Estação Climatológica da UHE Sinop tem caráter, exclusivamente, de monitoramento do clima. Conforme ressalta a diretora de Meio Ambiente da CES, Ana Brígida Cardoso, o equipamento não pode ser utilizado para fazer a previsão do tempo. “Teremos dados de alguns parâmetros meteorológicos, como a umidade relativa, os ventos, o mais importante é que o monitoramento de longo prazo nos permitirá quantificar esses parâmetros e nos dará ferramentas para a gestão do meio ambiente no entorno do lago”.

Os dados serão disponibilizados em arquivo PDF, atualizados mensalmente e dispostos na página dos programas socioambientais do site da UHE Sinop, o www.uhesinop.com.br. Quem tiver interesse, basta fazer o download do arquivo.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese