Usina Hidrelétrica Sinop usa sondas para monitorar a qualidade da água

Equipamento com tecnologia de ponta gera dados em tempo real que auxiliam na definição de ações para a operação da Usina Hidrelétrica Sinop.

As usinas hidrelétricas compõem a maior parte da matriz energética brasileira, com isso a água se torna matéria-prima fundamental para a geração de energia no país. Monitorar a quantidade e qualidade desse recurso natural que passa pelas turbinas das usinas é fundamental para uma operação eficaz e responsável com o meio ambiente. Para o monitoramento da qualidade da água, a Sinop Energia, empresa que administra a UHE Sinop, conta com 06 estações telemétricas que, monitoram permanentemente, em tempo real, e geram dados sobre a qualidade da água.

As estações são compostas por sondas subaquáticas, dispostas em superfície, meio e fundo da coluna da água em cada ponto distinto, distribuídas à montante e jusante do rio Teles Pires, captam os dados que são enviados por sinal de satélite, para um sistema gerenciador e armazenados em nuvem. O funcionamento das sondas é garantido por energia proveniente de painéis solares para cada estação.

COMO A USINA HIDRELÉTRICA ACESSA O SISTEMA?

 

O acesso ao sistema e às leituras, é feito através de um portal na web, que é acessado pela equipe de meio ambiente e pela equipe de operação da UHE Sinop, assim como, por técnicos da SEMA.

“O sistema que adotamos fornece dados a cada 15 minutos, 24h por dia, que auxiliam no controle operacional; na tomada decisões das manobras do vertedouro e, consequentemente, na operação de geração da Usina Hidrelétrica Sinop”, detalha André Vasques, gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia.

Esse sistema, permite, também, a visualização do comportamento histórico dos parâmetros da água e a realização de análises temporais em períodos definidos como meses, dias, semanas, dias ou horas, inclusive com a composição de gráficos e tabelas analíticas.

“As sondas nos dão as referências dos principais parâmetros, como o oxigênio dissolvido, o oxigênio saturado, o pH, a condutividade, temperatura da água, entre outros. Os dados deixam a equipe da Sinop Energia informada sobre a condição no meio aquático”, completa Vasques.

 

Sobre a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.

EnglishFrenchPortuguese