Quem Somos

O EMPREENDIMENTO

A Sinop Energia (Companhia Energética Sinop S/A) tem como objeto social único e exclusivo a construção, implantação, operação, manutenção e comercialização da energia gerada pela Usina Hidrelétrica Sinop (UHE Sinop ou Usina ou Empreendimento), sendo-lhe vedada participar do capital de qualquer outra sociedade. Portanto, a Companhia não possui sociedades controladas.

Distante 70 quilômetros (km) da cidade de Sinop com acesso pela BR-163 e estradas vicinais, a Sinop Energia é uma usina hidrelétrica que está sendo construída no rio Teles Pires, sendo a barragem situada nos municípios de Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório abrangerá os municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso.

O projeto de construção foi desenvolvido considerando o estudo de viabilidade da Usina, de maneira que seus possíveis impactos serão minimizados por uma série de programas socioambientais, constantes no Projeto Básico Ambiental (PBA).

Com custos totais de cerca de R$ 3,3 bilhões, conforme último Plano de Negócios aprovado pelos acionistas em setembro de 2017, este projeto caracteriza-se pela disposição de uma Casa de Força com duas turbinas/geradores com potência instalada de 401,88 megawatts (MW). O reservatório a ser formado terá área de inundação de 342 quilômetros quadrados (km²).

A geração de energia elétrica pela UHE Sinop atenderá o consumo de 1,6 milhão de pessoas, equivalente a 50% da população do Estado do Mato Grosso. A construção da Usina representa importante contribuição para atender o crescente consumo de energia elétrica no Brasil. Por ser uma usina hidrelétrica, o projeto se enquadra no segmento de geração de energia de fontes renováveis (eólicas, hidrelétricas, térmicas a biomassa e solar).

Sua atuação é regida pela legislação brasileira e a Sinop Energia, bem como os respectivos acionistas, observa as normas estabelecidas para empresas do setor elétrico. O contrato de concessão foi firmado pela União por meio do órgão regulador, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A concessão da Sinop Energia para operação da usina por 35 anos e para a implantação do Empreendimento foi estabelecida a partir do Leilão nº 006/2013, da Aneel, realizado em 29 de agosto de 2013.

O Empreendimento conta com a longa e consolidada experiência de seus três acionistas, referências nacionais e internacionais no segmento de geração de energia: (a) Usina Termelétrica Norte Fluminense S/A (EDF NF) - membro do Grupo EDF (Electricité de France); (b) Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte); e (c) Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

 


 

Nossa história

Olá Eu sou a joana!

Tem alguma dúvida? Clique aqui!

joana maior