UHE Sinop alerta sobre queimadas na área do reservatório

Publicado em 09 de Agosto de 2021 ás 16h 06min

UHE Sinop alerta: uso proibido do fogo prejudica o meio ambiente e pode agravar quadro da Covid-19. Por conta do período de estiagem, que vai de julho a outubro em Mato Grosso, as queimadas precisam ser evitadas nas zonas urbanas e rurais dos municípios. Atentos e preocupados com a questão, a gerência de Meio Ambiente da Sinop Energia alerta para os perigos das práticas criminosas de incêndios, que normalmente atingem a área do entorno do lago. André Vasques, gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, explica que a prática de queimadas nas proximidades do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop interfere em diversos fatores. “Além de um grande risco ao patrimônio rural das propriedades,  pela capacidade de propagação e destruição do fogo, causa danos ambientais sérios, visto que destrói a vegetação, mata animais e empobrece o solo, sendo um prejuízo para toda a sociedade”, afirma. Nesse sentido, além de gerar impacto no meio ambiente, as queimadas afetam a saúde humana. Agrava, também, os problemas respiratórios e, consequentemente, os quadros de Covid-19 e do vírus Influenza. De acordo com Jean Carlos de Oliveira, tenente coronel do Corpo de Bombeiros de Sinop, com a pandemia todo cuidado é pouco, ou seja, um simples foco pode causar sérios danos ao ser humano. “Na fumaça existem partículas muito finas que são capazes de chegar ao sistema respiratório. Além da presença de diversos compostos tóxicos e carcinogênicos que prejudicam a saúde, especialmente das pessoas que apresentam alguma doença respiratória ou pulmonar crônica. E com a presença da Covid-19, a situação fica ainda mais delicada. Por isso, é fundamental o apoio de toda a população”, explica Jean.

UHE Sinop - CONSCIENTIZAÇÃO

A Sinop Energia também trabalha ao longo do ano em ações de conscientização junto à população. E faz o alerta sobre os riscos dos incêndios criminosos. Apesar de as palestras nas escolas terem sido suspensas por causa do coronavírus, a empresa distribui panfletos e fixa cartazes. Atua, principalmente, nas comunidades e espaços próximos ao reservatório. Assim, reforça o alerta, incluindo número de telefone para denúncia – (66) 9 9680-2421. [video width="848" height="480" mp4="https://www.sinopenergia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/WhatsApp-Video-2021-08-04-at-16.38.28.mp4"][/video]   Sobre a Sinop Energia A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico. Formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires. O empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.