SORRISO - Plantio de mudas promove sustentabilidade e sensibilização ambiental

Imprensa

23/11/2017

O projeto estimula a criação e conservação de áreas verdes e a qualidade ambiental dentro da Escola

 

 

 

Alunos, pais e professores da escola Municipal Matilde Zanatta, município de Sorriso, participaram do Projeto Arborizar, um dia de plantio de mudas, desenvolvido pela Sinop Energia por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Usina Hidrelétrica Sinop em parceria com o Instituto Ação Verde.

A atividade iniciou em fevereiro de 2017 com o objetivo de incentivar as comunidades a preservar, plantar e cuidar das árvores, recuperando áreas degradas e ampliando os espaços verdes do município. O Projeto surgiu a partir da capacitação em Recuperação de Áreas Degradadas (RAD), Conservação de Solo e Água, Viveiros e Produção de Mudas, ministradas pela empresa parceira MM social, executora do PEA. 

De acordo com a analista socioambiental da Concessionária da Usina, a Sinop Energia, Jaqueline Pysklevitz, a atividade não seria possível sem a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Sorriso juntamente com a direção da instituição de ensino, que mobilizou as comunidades do entorno da escola rural. “O papel dos atores principais e a contrapartida da coordenação da escola foram fundamentais na conclusão desse projeto. A equipe do PEA executou o projeto e capacitou os envolvidos, mas a continuidade do trabalho ficou a cargo da escola. Projetos de educação ambiental necessitam do envolvimento de todos”, reforçou.

Jaqueline explicou ainda que as mudas foram doadas pelo Instituto Ação Verde, uma Organização Social de Interesse Público (Oscip), formada por entidades do setor produtivo de Mato Grosso, direcionada ao fomento de práticas sustentáveis. “Plantamos para conscientizar as pessoas sobre importância da conservação e criação de novas áreas verdes. As mudas foram fundamentais no final do processo”, finalizou.

O projeto destaca também a importância e os benefícios da composição arbórea para tornar mais agradável o ambiente de estudo, trabalho e sua importância com relação à cobertura do solo e produção de alimentos no espaço escolar. O mesmo projeto está sendo implantado no Reassentamento Rural Coletivo, localizado no município de Sinop, para onde serão remanejadas as famílias envolvidas diretamente com o Empreendimento.

Assessoria de Imprensa

Olá Eu sou a joana!

Tem alguma dúvida? Clique aqui!

joana maior