EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Ações para municípios da área de influência da Usina foram definidas durante Seminário

26/03/2018

O 4º Seminário Intermunicipal de Educação Ambiental da Sinop Energia reuniu representantes do poder público municipal, instituições de ensino e associações comunitárias dos municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso

No último dia 14 de março, representantes do Executivo, associações de produtores, escolas, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar dos cinco municípios da Área de Influência Direta (AID) da Usina Hidrelétrica Sinop, participaram da a 4ª edição do Seminário Intermunicipal de Educação Ambiental promovido pela Sinop Energia, Concessionária do Empreendimento, e executado pela empresa MM Social.

Na ocasião, foram apresentadas ações nas áreas de educação, meio ambiente, saúde e agricultura para os participantes, que decidiram em conjunto quais seriam adotadas para seu município. Alguma das ações escolhidas foram as capacitações de Cultivos em Pequenos Espaços, Agroecologia, Oficinas Ecológicas, Cine Ambiental, medidas contra Poluição do Ar, Solo e Água e a Caminhada Ecológica.

A analista Socioambiental da Sinop Energia, Jaqueline Pysklevitz, explica que o Seminário tem trazido muitos resultados positivos no que diz respeito ao contato com municípios da AID da Usina. “A Sinop Energia tem construído um estreitamento nos laços de confiança com a comunidade, instituições de ensino e com poder público. O Seminário foi um indicador desse elo, contamos com 46 representantes dos cinco municípios e os resultados alcançados no Seminário tiveram a participação de todos por meio da metodologia participativa. O Programa de Educação Ambiental da Sinop Energia é planejado e desenhado pela comunidade e é para a comunidade em geral, sendo os mesmos responsáveis por serem multiplicadores.”

Seminário do PEA

Realizado desde 2015, o Seminário do Programa de Educação Ambiental (PEA) reúne representantes dos cinco municípios da AID do empreendimento, de forma a promover a interação desses participantes na identificação de iniciativas de educação ambiental e campanhas socioeducativas já existentes, pensando em parcerias para execução de ações voltadas para áreas como educação, meio ambiente, saúde e agricultura, das cinco cidades.

Parte do Projeto Básico Ambiental (PBA) do Empreendimento, o PEA tem o princípio de formar multiplicadores por meio da capacitação de professores e técnicos dos municípios, apoiar ações educativas municipais e disseminar práticas e informações socioambientais relacionadas à implantação do Empreendimento.

Assessoria de Imprensa

Olá Eu sou a joana!

Tem alguma dúvida? Clique aqui!

joana maior