Sinop Energia e Senar realizam curso para Mulheres em Campo

Imprensa

09/05/2019

 

Famílias do Reassentamento Rural Coletivo (RRC) PDS 12 de Outubro foram beneficiadas com nova capacitação oferecida pela Sinop Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Desta vez, a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Mato Grosso (Senar/MT) contemplou o público feminino com o curso “Mulheres em Campo”. O encontro aconteceu durante todo o mês de abril na sede do reassentamento, situada na estrada Lívia, BR-163 (Km 816), zona rural de Sinop.

“O evento teve como objetivo desenvolver as habilidades das mulheres na gestão de negócios agropecuários”, relatou a instrutora do Senar, Camila Rossi. Segundo ela, o público é formado por produtoras rurais que buscam mais conhecimento para empreender tanto no campo quanto na cidade. Camila explicou ainda que durante o curso foram realizadas várias avaliações, sendo a primeira a da propriedade e, na sequência, o levantamento das benfeitorias, as atividades desenvolvidas no local e as ferramentas utilizadas, como por exemplo, os equipamentos que auxiliam nas atividades.

Em cinco módulos foram apresentadas noções básicas de empreendedorismo, planejamento, custo e viabilidade de produção, comercialização e desenvolvimento pessoal. “Na última semana realizamos uma aula prática, na qual as participantes organizaram uma feira livre e comercializaram seus produtos”, detalhou a instrutora.

O gerente fundiário da Sinop Energia, Marcos Campoi, explicou que as capacitações buscam apoiar a adaptação dessas famílias à nova moradia e como fortalecer os laços das relações sociais entre elas. “O trabalho desenvolvido por meio da assistência técnica e social é fundamental para essa nova realidade. Estamos capacitando as famílias para que utilizem os mecanismos adequados e com isso aumentem suas produtividades, tanto para consumo próprio quanto para comercialização, além de fomentar o fortalecimento dos laços das relações sociais que estas mulheres já cultivavam em suas áreas de origem. A parceria com o Senar tem sido fundamental nesse processo, pois a instituição possui expertise no ensino rural voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares”, afirmou o gerente.

Jociane da Silva, aluna e moradora do reassentamento participou de alguns cursos oferecidos pela Sinop Energia. Mulheres em campo está entre os seus preferidos, em função da flexibilidade dos instrutores em adequar o conteúdo programático a realidade das famílias. “Acho muito importante a atuação dos instrutores porque facilita nosso aprendizado. Pretendo trabalhar com panificação e os cursos ampliaram meus conhecimentos”, finalizou

Assessoria de Comunicação

Olá Eu sou a joana!

Tem alguma dúvida? Clique aqui!

joana maior