Sinop Energia realiza “Dia D” do Projeto Horta na Escola

13/07/2018

Ação faz parte do Programa de Educação Ambiental da Concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop

Escolas da Área de Influência Direta (AID) da Usina Hidrelétrica Sinop estão recebendo o Projeto Horta na Escola, parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Sinop Energia, Concessionária do Empreendimento. Essa realização visa estimular e promover o cuidado com o meio ambiente, incentivar a rotina de uma alimentação saudável e manter boas práticas sustentáveis.

O projeto foi consolidado em quatro etapas ao longo de 2018, envolvendo toda a comunidade escolar. Alunos, professores e pais participam de oficinas temáticas que multiplicam práticas de produção e cultivo de mudas, qualidade de vida e alimentação saudável, adubação de canteiros e controle de pragas, culminando no “Dia D”, que é a construção coletiva do espaço horta.

Dentre as hortaliças cultivadas nas escolas, é priorizado o plantio de tomates, abobrinha, cenoura, agrião, alface, rúcula, salsinha, cebolinha e cravo, que é importante aliado no combate das pragas. Além da função produtiva, a horta escolar representa um espaço aberto para multiplicar conhecimento. É um laboratório vivo, multidisciplinar, onde os professores poderão trabalhar diversos temas junto aos alunos.

Segundo a analista Socioambiental da Sinop Energia, Jaqueline Pysklevitz, é a segunda vez que a Escola recebe um projeto do PEA. Em 2017, o Projeto Arborização Escolar viabilizou o plantio de 50 espécies de árvores nativas no entorno da instituição. O professor Atílio Oliveira, da Escola Municipal Professora Matilde Luiza Zanatta Gomes, de Sorriso, afirma que a parceria com a Sinop Energia foi muito positiva para a escola. “A participação dos alunos nas atividades tem sido bastante produtiva e eficaz para o conhecimento deles e eles adoram as atividades práticas”. O professor ainda relatou que em dois anos as árvores plantadas no primeiro projeto já vão oferecer sombra para os alunos.

O Projeto Horta na Escola continua em andamento e, até o final deste ano, também será implantado nos cinco municípios da AID da Usina Hidrelétrica Sinop.

Programa de Educação Ambiental

Previsto no Projeto Básico Ambiental (PBA) da Sinop Energia, o Programa de Educação Ambiental (PEA) objetiva formar multiplicadores por meio da capacitação de professores e técnicos dos municípios, apoiar ações educativas municipais e disseminar práticas e informações socioambientais relacionadas à implantação do Empreendimento.

 

Assessoria de Imprensa

 

Olá Eu sou a joana!

Tem alguma dúvida? Clique aqui!

joana maior