Sinop Energia realiza Compliance Day e dissemina a Lei Anticorrupção
Publicado em 04 de Setembro de 2024 às 17h 31minEm evento dedicado ao tema, a empresa fortalece boas práticas de ompliance junto aos funcionários
A Sinop Energia reuniu os funcionários, nesta quarta-feira (4/9), para reforçar o compromisso da companhia com a Lei Anticorrupção (LAC), também conhecida como Lei da Empresa Limpa, que acaba de completar 11 anos de vigência.
Conduzido pelo profissional de Compliance, Rafael Costa, o evento foi realizado na sede da Sinop Energia. Na oportunidade, o grupo de colaboradores interagiu de forma didática para fortalecer as boas práticas de compliance implementadas pela empresa. Também foram apresentadas dicas sobre o uso das redes sociais durante o período eleitoral.
“A Sinop Energia trata a anticorrupção como um dos pilares do negócio, estabelecendo uma cultura de transparência e integridade, onde todos os colaboradores - a começar pela alta gestão – estão fortemente comprometidos com práticas éticas. É um desafio constante e diário”, afirmou Rafael Costa, Compliance da Cia.
A empresa mantém uma série de iniciativas voltadas para fiscalizar o cumprimento de normas, como por exemplo:
- A criação e o funcionamento do Comitê de Ética;
- Conta ainda com o Código de Conduta e o Canal de Denúncias;
- É signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção do Instituto Ethos;
- Realiza o Dia do Compliance, treinamento anual voltado para as boas práticas na governança corporativa.
Lei Anticorrupção
Publicada em agosto de 2013, a lei 12.846/13 tem a principal missão de responsabilizar as empresas por atos lesivos à administração pública brasileira ou estrangeira, ao representar um marco legal de desenvolvimento no combate à corrupção e incentivo às práticas de compliance nas organizações.
Sobre a Sinop Energia
A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletrobrás (49%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.